"Hay hombres que luchan un dia y son buenos
Hay otros que luchan um año y son mejores
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos
Pero hay los que luchan toda la vida
Esos son los imprescindibles"
(Bertolt Brecht)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DENÚNCIA: mais uma da Desgovernadora Yeda Crusius


Conselho Distrital de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal

DENUNCIA

Governo do Estado do RS quer fechar serviço que atende crianças e adolescentes

A FADERS/SJDS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades do Estado do Rio Grande do Sul vinculada a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social esta ameaçando fechar as atividades do Centro de Atenção a Saúde Mental – CASM/FADERS instalado no Postão da Cruzeiro desde junho de 1991 e que oferece atendimento clínico-terapêutico; pedagógico; psicológico; psicopedagógico e social a famílias com crianças e adolescentes portadores de deficiência mental; deficiência física; baixa visão; cegueira; deficiência múltipla; paralisia cerebral, condutas típicas e altas habilidades.

Esta ameaça está oficializada internamente na FADERS pelas diretorias técnica e administrativa sem a devida discussão com o conjunto de instituições que lutam pela qualificação das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.

Esta medida, seguramente gestada no conforto de gabinete, ignora o impacto para os usuários das regiões Glória/Cruzeiro/Cristal, Sul e Extremo Sul. Regiões com vazios de atendimento pelas políticas públicas e dificuldades de acesso aos serviços. Esta pretensão insana que ataca frontalmente os direitos humanos fica agravada por tratar-se de um serviço de atenção em saúde mental, área sabidamente carente de oferta.

Este Conselho Distrital denuncia esta arbitrariedade e solicita a divulgação deste manifesto para seus relacionamentos institucionais, comunitários e virtuais e ao Ministério Público, Justiça, Conselhos de Direitos, Controle Social, Legislativo, Gestores Públicos e Sociedade em Geral.

Sugerimos manifestação para as seguintes pessoas:

Direção da FADERS: faders@faders.rs.gov.br

Diretor-Presidente
Cláudio Sérgio Vidal Petrucci

Diretora Administrativa
Aracy Maria da Silva Lêdo

Diretora Técnica
Denise Tereza Marchetti

Gabinete da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social:

juarezhampel@sjds.rs.gov.br

Secretario: Fernando Schüler

Nenhum comentário: