Conselho Distrital de Saúde Glória/Cruzeiro/Cristal
DENUNCIA
Governo do Estado do RS quer fechar serviço que atende crianças e adolescentes
A FADERS/SJDS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades do Estado do Rio Grande do Sul vinculada a Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social esta ameaçando fechar as atividades do Centro de Atenção a Saúde Mental – CASM/FADERS instalado no Postão da Cruzeiro desde junho de 1991 e que oferece atendimento clínico-terapêutico; pedagógico; psicológico; psicopedagógico e social a famílias com crianças e adolescentes portadores de deficiência mental; deficiência física; baixa visão; cegueira; deficiência múltipla; paralisia cerebral, condutas típicas e altas habilidades.
Esta ameaça está oficializada internamente na FADERS pelas diretorias técnica e administrativa sem a devida discussão com o conjunto de instituições que lutam pela qualificação das políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes.
Esta medida, seguramente gestada no conforto de gabinete, ignora o impacto para os usuários das regiões Glória/Cruzeiro/Cristal, Sul e Extremo Sul. Regiões com vazios de atendimento pelas políticas públicas e dificuldades de acesso aos serviços. Esta pretensão insana que ataca frontalmente os direitos humanos fica agravada por tratar-se de um serviço de atenção em saúde mental, área sabidamente carente de oferta.
Este Conselho Distrital denuncia esta arbitrariedade e solicita a divulgação deste manifesto para seus relacionamentos institucionais, comunitários e virtuais e ao Ministério Público, Justiça, Conselhos de Direitos, Controle Social, Legislativo, Gestores Públicos e Sociedade em Geral.
Sugerimos manifestação para as seguintes pessoas:
Direção da FADERS: faders@faders.rs.gov.br
Diretor-Presidente
Cláudio Sérgio Vidal Petrucci
Diretora Administrativa
Aracy Maria da Silva Lêdo
Diretora Técnica
Denise Tereza Marchetti
Gabinete da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social:
Secretario: Fernando Schüler
Nenhum comentário:
Postar um comentário