"Hay hombres que luchan un dia y son buenos
Hay otros que luchan um año y son mejores
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos
Pero hay los que luchan toda la vida
Esos son los imprescindibles"
(Bertolt Brecht)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Nossas mulheres são mais viris

Leitores! Só para lembrar: com a ironia peculiar de La Vieja Bruja.

Sábado, 16 de Agosto de 2008


Está chegando a data máxima dos machinhos gaudérios, que já se alvoroçam nos galpões de todo o Rio Grande. Com suas bombachinhas frisadas apertadinhas nas canelas e nas bundinhas, lá se vão os centauros dos pampas comemorar uma constrangedora derrota, celebrada através de um acordo de cavalheiros brancos, cujo gran finale faz parte da galeria das infâmias humanas.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que vê as relações sociais estabelecidas na estância pastoril-latifundiária como o ápice da cultura e das relações humanas, é o filho dileto daquele espírito viril e bravo, que não se cansa de produzir belos espécimes.

Segundo Oscar Fernande Gress, presidente do MTG e da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, a Semana Farroupilha deste ano terá como tema os símbolos oficiais do estado: a bandeira, o hino, as armas, a erva-mate, o quero-quero, a flor brinco-de-princesa, o cavalo crioulo, a macela, o mate e , é claro, o churrasco, que, como todos sabem, foi inventado pelos gaúchos que chegaram à Grécia junto com os aqueus, tal como nos narrou Homero, embora estudos recentes tenham encontrado vestígios de frisos de bombachas mesmo em túmulos pelágios, o que indica que os gaúchos são também os pais da civilização egéia.

Ainda hoje, 16, em São Leopoldo, RS, ocorrerá o acendimento da Chama Crioula. Depois, "mais de 2 mil tradicionalistas, de todas as querências do Rio Grande, terão a missão de retirar uma centelha do fogo histórico e levá-la para sua entidade tradicionalista, seu galpão, seu templo sagrado. Tudo isso, montados em seus pingos".

E isso porque, como também é público e notório, "A relação do gaúcho com seu animal é sempre de respeito, de amizade, de companheirismo", ainda segundo Gress.

Abaixo, uma pequena amostra de todo o respeito e companheirismo envolvidos nessa relação:




Uma das maiores preocupações do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF) - que recentemente editou o livro "Nossos Símbolos: Nosso Orgulho", a fim de que professores estaduais tenham subsídios para trabalhar o assunto nas escolas públicas farrapas -, finaliza o presidente do MTG, é a de que "nossas futuras gerações cresçam conhecendo sua história, assim tendo capacidade de formar uma sociedade mais justa e mais civilizada".

La Vieja, entretanto, sequer imagina que espécie de justiça pode brotar de uma farsa.

Nenhum comentário: