"Hay hombres que luchan un dia y son buenos
Hay otros que luchan um año y son mejores
Hay quienes luchan muchos años y son muy buenos
Pero hay los que luchan toda la vida
Esos son los imprescindibles"
(Bertolt Brecht)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Retrato da Estupidez Gaúcha


Quando realizamos a critica contra o gauchismo, muita gente se levanta para defender a cultura e a tradição do gaúcho. Se observarmos as suas raízes, seus conceitos, seus hábitos, a economia do Rio Grande do Sul e principalmente quando avaliamos a pecuária, o surgimento do latifúndio e da revolta farroupilha, enxergamos os verdadeiros interesses das oligarquias deste Estado. O traço conservador e raivoso dos viventes guascas, da intransigência dos fazendeiros ricos, sua arrogância acima da lei ou melhor eles são a lei. Essa postura de proprietário não só das terras mas das pessoas, cria um mau habito disfarçando a força e a truculência como se fosse um ato de bravura, de galhardia e de valentia. Essa é a demonstração de maior covardia, que se expande desde o machismo ao gesto mais reacionário e emblemático do Centros de Tradição Gaúcha - CTG, lugar onde os guascas condensam o sentimento arraigado pela propriedade, o horror aos pobres e todo o tipo de preconceito e o fazem invadir a cidade com um certo sentimento de Pátriotismo e, quem não participa e não concorda passa a sofrer todo o tipo de segregação. O machismo, discriminação racial e o ódio contra os homossexuais, campeiam mentes doentes dessa cultura inventada e atrelada ao latifúndio, modelo mais atrasado de produção capitalista.

A estrutura do CTG está baseada nesse modelo de produção, pois faz o aliciamento para essa pseudocultura na forma e semelhança ao mando do senhor de estância, vamos a ela: este clubinho de conservadores reacionários, usam cavalos, homens (peões), mulheres (prendas), cachorros, vaca, boi e outros bichos mais, como se todos estes fossem a mesma coisa. Toda alegria vivenciada no CTG, tem essa característica embrutecida, da tutela, da domesticação na pratica da doma e do bagaceirismo. Esta baixa moral e autoestima submete o povo do rio Grande do Sul a submissão e raiva contra a liberdade e a solidariedade. A estrutura desse clube da ignorância e da usurpação da história se constitui de Patrão, Capataz, Peões e Prendas. Somente os que obedecem ao latifundiário, ao estancieiro, ao dono da Fazenda.

Milton Ribeiro mostra com muita precisão a estupidez dessa tradição manca, em seu blog. Leia aqui o seu artigo, Retrato da Estupidez Gaúcha. Faz aparecer as garras dessa pseudocultura que acolhe todo o tipo de crueza e desprezo.

SPEROTO, RESPONDE PROCESSO POR DESVIO DE RECURSOS PUBLICOS.


Presidente da Farsul no Rio grande do sul

O senhor Carlos Speroto, presidente da Farsul, entidade dos fazendeiros do Rio Grande do Sul, conhecido defensor do modernismo dos transgênicos e da Monsanto, em anos recentes respondeu processo por homicídio em 1989, pelo assassinato a tiros de seu vizinho, também proprietário de terras, por litígio de cerca.

Agora, está respondendo processo no TCU, porque sua federação desviou recursos do SENAR (serviço
de aprendizagem rural) que se destinam apenas a formação de mão-de-obra no meio rural, para reformas na sede da federação. O desvio ascende a vários milhões de reais.

Conforme acórdão 134/2000, do Tribunal de Contas da União (TCU), os dirigentes do Senar / RS - entidade ligada a Farsul, terão que devolver ao Tesouro Nacional, acrescido de juros e multa, os valores correspondentes ao uso indevido de recursos dessa entidade. Na decisão do TCU, ficou comprovado que os Senhores Fernando Craidy (Ex-presidente do Conselho Deliberativo do Senar /RS) e Carlos Rivaci Sperotto não conseguiram justificar uma série de irregularidades.

Fonte:

deputado Bohn Gass
http://www.deputadobohngass.com.br/pt/noticias/News_Item.2004-07-15.2917

Processo número 2.716-84. Inquérito policial 123-80. Comarca de Santo Augusto, Vara Única